Mulheres raptadas e escravizadas por sequestradores em Cabo Delgado

1 min


000 9NF7PB
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
Loading...
Militares moçambicanos e polícias ruandeses a 24 de Setembro de 2021 em Pemba, na província de Cabo Delgado, no extremo norte de Moçambique. A região é afectada por grupos de rebeldes armados que aterrorizam as populações e cometem, nomeadamente, raptos de mulheres. AFP - SIMON WOHLFAHRT
Militares moçambicanos e polícias ruandeses a 24 de Setembro de 2021 em Pemba, na província de Cabo Delgado, no extremo norte de Moçambique. A região é afectada por grupos de rebeldes armados que aterrorizam as populações e cometem, nomeadamente, raptos de mulheres. AFP – SIMON WOHLFAHRT

De acordo com o relatório da Human Rights Watch as mulheres foram obrigadas a “casar” com os sequestradores, outras foram escravizadas e vítimas de abuso sexual, outras ainda foram vendidas a “combatentes estrangeiros” por valores equivalentes a entre 550 a 1600 euros.

O director para África da HRW, Mausi Segun, renovou os apelos, dirigidos aos líderes dos grupos rebeldes, para “libertarem todas as mulheres e meninas em cativeiro“, e às autoridades moçambicanas, para que dêem um tratamento adequado às vítimas.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

Desde julho de 2021, uma ofensiva, das tropas governamentais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) com o apoio do Ruanda, permitiu aumentar a segurança na região, recuperando várias zonas onde havia a presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde Agosto de 2020.

Leave your vote


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Marizola News

"Marizola News" te deixará ligado a Últimas notícias de Angola e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo, TPA 1, TV Zimbo, tpa2, desporto, jogos, apostas, Tech, News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Log In

    Forgot password?

    Forgot password?

    Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

    Your password reset link appears to be invalid or expired.

    Log in

    Privacy Policy

    Add to Collection

      Send this to a friend