Thwaites: geleira da Antártica caminhando para uma mudança dramática

2 min


122080679 0c9b33ea 9bd1 477d 8c68 aa0d8b031ab7
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
--Advertisements--
Loading...
Thwaites é tão largo que vai até o horizonte em todas as direções
Thwaites é tão largo que vai até o horizonte em todas as direções

Eles dizem que uma seção flutuante na frente da geleira Thwaites que até agora esteve relativamente estável poderia “quebrar como o para-brisa de um carro”.

Pesquisadores dos EUA e do Reino Unido estão atualmente envolvidos em um intenso programa de estudos em Thwaites por causa de sua taxa de derretimento.

Já está despejando 50 bilhões de toneladas de gelo no oceano a cada ano.

Isso está tendo um impacto limitado nos níveis globais do mar hoje, mas há gelo suficiente retido rio acima na bacia de drenagem da geleira para elevar a altura dos oceanos em 65 cm – se tudo derreter.

É improvável que esse cenário de “juízo final” aconteça por muitos séculos, mas a equipe de estudo diz que Thwaites agora está respondendo a um mundo em aquecimento de maneiras realmente muito rápidas.

“Haverá uma mudança dramática na frente da geleira, provavelmente em menos de uma década. Tanto os estudos publicados quanto os não publicados apontam nessa direção”, disse o glaciologista Prof Ted Scambos, coordenador-chefe dos EUA para a Colaboração Internacional Thwaites Glacier (ITGC )

“Isso vai acelerar o ritmo (de Thwaites) e ampliar, efetivamente, a parte perigosa da geleira”, disse ele à BBC News.

122080672 thwaites v2 nc

Thwaites é um colosso. É quase do tamanho da Grã-Bretanha ou da Flórida, e sua velocidade de escoamento dobrou nos últimos 30 anos.

O ITGC estabeleceu como isso está acontecendo. É o resultado da água quente do oceano subindo – e derretendo – a frente flutuante de Thwaites, ou plataforma de gelo como é conhecida.

A água quente está afinando e enfraquecendo esse gelo, fazendo-o correr mais rápido e empurrando para trás a zona onde o corpo da geleira principal torna-se flutuante.

No momento, a borda de ataque da plataforma de gelo oriental está fixada no lugar por uma crista submarina offshore, o que significa que sua velocidade de fluxo é um terço daquela observada no setor oeste da plataforma de gelo, que não tem tal restrição.

Mas a equipe do ITGC diz que a plataforma leste provavelmente se desacoplará da crista nos próximos anos, o que a desestabilizará. E mesmo se a imobilização persistir, o desenvolvimento contínuo de fraturas na plataforma de gelo quase certamente quebrará a área de qualquer maneira.

Leave your vote


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Marizola News

"Marizola News" te deixará ligado a Últimas notícias de Angola e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo, TPA 1, TV Zimbo, tpa2, desporto, jogos, apostas, Tech, News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Log In

    Forgot password?

    Forgot password?

    Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

    Your password reset link appears to be invalid or expired.

    Log in

    Privacy Policy

    Add to Collection

    Send this to a friend